sexta-feira, 19 de junho de 2015



Você sabe como funciona a maquina de algodão doce?

Feito com apenas um ingrediente o algodão doce faz muito sucesso com a criançada. Colorido e com o sabor fortemente adocicado, que levante a mão quem nunca lambuzou-se comendo um. Contudo, você sabe e entende como ele é feito?  Uma verdadeira mágica, tornando o algodão parte da ciência alimentícia.
Antigo, o alimento tem registros desde a aristocracia europeia e recebe vários nomes em todo o mundo, como "zucchero filato" na Itália ou "barba do Papa" na França.

O algodão doce é algo que quase todos já comeram mas que provavelmente nunca se questionaram qual a razão da sua existência. Se pararmos um pouco para pensar, nem sequer é um alimento que faça grande sentido. Mas isso é só até percebermos como apareceu e como é feito.

Sabe-se que o algodão doce foi criado nos Estados Unidos por volta do final do século 19 e início do século 20.

Há três candidatos a serem os criadores do algodão doce. Os dois primeiros eram dois fabricantes do doce de Nashville, no Tennessee, chamados John Wharton e William Morrison. Aparentemente terão inventado uma máquina composta por uma bacia giratória, com furos minúsculos, que patentearam em 1899. Essa máquina transformava o açúcar num novelo com o aspecto e textura de algodão.

Tanto quanto se sabe, fosse quem fosse o verdadeiro criador do algodão doce, a verdade é que a sua introdução nas feiras e circos foi um enorme sucesso.

Mas afinal o que é o algodão doce e como é feito?

O algodão doce nada mais é que um emaranhado de fios de açúcar cristalizado.

A máquina de fazer o algodão doce é constituída por um recipiente na forma de uma bacia e com um cilindro giratório no centro, dentro do qual é colocado o açúcar. As paredes do cilindro estão cobertas de pequeníssimos furos e são aquecidas por uma resistência eléctrica até cerca de 190ºC.

Quando se liga a máquina, o cilindro começa a girar e o açúcar é empurrado contra as suas paredes aquecidas, derretendo. Ao ganhar consistência viscosa, a força centrífuga faz com que o açúcar derretido comece a sair pelos furos para a bacia e em contacto com o ar frio volta à sua consistência normal, cristalizando-se em forma de fios. É nesta fase final que a pessoa que está a preparar o algodão doce o começa a recolher com uma vareta, andando com ela à volta dentro da bacia.

Como curiosidade final, podendo ser considerado o mais importante para pessoas adeptas a dietas e alimentos saudáveis o algodão doce é pobre em calorias pois tem pouco mais que uma colher de sopa de açúcar, ou seja, bem menos que um refrigerante.

Um comentário:

  1. vlw, ajudou muito, vou fazer meu projeto da feira de ciencias sobre isso e precisava de curiosidades

    ResponderExcluir